Escola Experimental de Baoying / DuShe Architectural Design

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Yangzhou, China
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  77250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dongpeng ceramic tile, Guangdong Fenglu Aluminum Co., Ltd., Nippon Paint China
  • Categoria: Escolas
  • Arquitetos Responsáveis: Ling Kege, Yue Qiujun, Liu Yijia
  • Equipe De Projeto: Liu Qian, Li Yanxin, Lin Sheng, Xiong Wenyu, Zhai Yujia, Li Yudan, Luo Danna, Yang Haoyu
  • Clientes: Baoying County Education Bureau
  • Colaboradores: Yangzhou Architectural Design & Research Institute Co., Ltd.
  • Equipe De Projeto Colaborativo: Xu Naigang, Yan Tingxiang, Xue Fengfei, Zhong Conglin, Luo Yu, Zhang Wenyan, Hua Lei, Ju Liang, Lu Yingda, Wu Haotong, Shao Min, Yuan Song, Hu Leilei
  • Design De Interiores E Projeto De Paisagismo: Yangzhou Architectural Design & Research Institute Co., Ltd.
  • Sinalização: Yangzhou Architectural Design & Research Institute Co., Ltd.
  • Sinalização Para Inundações: Yangzhou Architectural Design & Research Institute Co., Ltd.
  • Cidade: Yangzhou
  • País: China
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Escola Experimental de Baoying / DuShe Architectural Design - Fotografia de Exterior
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Descrição enviada pela equipe de projeto. Filosofia de Projeto: Quando campi convencionais compartimentam o espaço em contêineres padronizados — salas de aula, corredores, pátios — nós redefinimos a escola sob a ótica de “o espaço como pedagogia”. Aqui, os edifícios deixam de ser meros conjuntos funcionais e passam a se comportar como organismos vivos que estimulam a exploração. A prática inovadora daEscola Experimental de Baoying demonstra que, quando a arquitetura abdica voluntariamente do controle, o espaço se transforma em um catalisador para o crescimento autônomo.

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Escola Experimental de Baoying / DuShe Architectural Design - Fotografia de Exterior
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De Configurações Fixas a Espaços que Potencializam o Crescimento: Três estratégias espaciais orientam o projeto. Primeiro, reservas flexíveis de espaço, onde vazios intencionais e áreas elásticas tornam-se terreno fértil para o desenvolvimento autônomo. Segundo, cenários definidos pelos próprios usuários, empoderando as crianças como coreógrafas do espaço — em vez de impor trajetos rígidos, permitindo apropriações orgânicas. Por fim, a dissolução das fronteiras espaciais, fazendo o aprendizado transbordar das salas de aula para espaços intermediários: corredores que viram galerias, pátios que se tornam laboratórios ao ar livre e coberturas que funcionam como salas de aula suspensas. Com essas três estratégias, a Escola Experimental da Nova Cidade de Baoying cria um ecossistema dinâmico de aprendizagem, onde o desenvolvimento dos alunos molda ativamente a evolução arquitetônica, fomentando um ambiente explorável, criável e em constante crescimento.

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A escola foi planejada como uma instituição moderna e exemplar de ensino obrigatório integrado de nove anos (combinando ensino fundamental e médio). O terreno total ocupa cerca de 91.500 m², com área construída total de 77.000 m² (incluindo estacionamento subterrâneo). A área construída acima do solo é de aproximadamente 72.000 m², enquanto a parte subterrânea soma cerca de 5.000 m². O ensino fundamental conta com 36 turmas (6 por série, cerca de 45 alunos por turma). O ensino médio também possui 36 turmas (12 por série, cerca de 50 alunos por turma). A capacidade total é de 3.420 estudantes.

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Exploração de Projeto: Inspirada nas academias tradicionais, a proposta adota um layout de blocos de ensino em formato de “alfinete”. Cada bloco possui um pátio interno independente, formando um espaço de ensino bem estruturado. Pelo controle implícito de eixos e pela sobreposição de paisagismo, integra-se o “sistema do ritual” ao “sistema da música”. Áreas funcionais compartilhadas (bibliotecas, ginásios, refeitórios) alinham-se ao eixo principal, servindo como núcleo de atividades e interação social. Plataformas sobrepostas e interligadas enriquecem a hierarquia espacial e oferecem suporte para a exploração livre dos estudantes. Assim, o projeto preserva a sensação de ordem cultural das academias tradicionais, ao mesmo tempo em que promove comunicação e colaboração interséries por meio de espaços abertos e compartilhados.

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Nas unidades de ensino fundamental, as salas de aula foram pensadas como “salas de estar” educacionais, integradas a corredores ampliados. Isso permite que os alunos cheguem rapidamente à área de atividades nos intervalos. Nessas áreas, divisórias suaves garantem segurança e autonomia, sem impedir a comunicação entre grupos. Diferente dos campi tradicionais, onde o intervalo e a vida pós-aula são separados, esta proposta aproxima ao máximo aprendizado, convivência e lazer. Além disso, a escola reserva espaços para salas móveis, possibilitando expansão futura conforme o aumento da demanda.

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Por fim, o desenho das fachadas inspira-se em edifícios educacionais clássicos nacionais e internacionais, transmitindo elegância, estabilidade e caráter cultural, estabelecendo um marco arquitetônico e educacional em Baoying. Os blocos de ensino criam uma fachada rítmica por meio de elementos verticais de sombreamento, lembrando livros em uma estante. As cores predominantes são branco e tons amadeirados, com detalhes em vermelho, azul e verde. Edifícios multifuncionais, como o prédio administrativo e o de transporte de alimentos, apresentam formas mais simples e imponentes, tornando-se referências no campus. A fachada combina técnicas de paredes de janela da engenharia civil com alvenaria estrutural, criando efeitos verticais ricos. As linhas verticais são padronizadas por módulos unitários, otimizando custos e prazos. Para garantir acabamento refinado e segurança, a estrutura adota práticas tradicionais de engenharia como suporte básico, com fechamento final em placas de alumínio sobre caixilhos de cortina.

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Conceito Urbano EOD: A Nova Cidade Sul de Baoying redefine o valor das instalações de apoio de alta qualidade sob a perspectiva do desenho urbano. No modelo “Núcleo Educacional + Círculo de Serviços + Cadeia Ecológica”, organiza-se um sistema triplo: um polo educacional (Escola Experimental de Baoying, complexo de creches), um anel de serviços à população (mercados inteligentes, estações de cuidados para idosos, unidades de integração policial e comunitária) e uma faixa de vitalidade à beira d’água (complexos comerciais ecológicos, feiras culturais e criativas). Esses elementos se entrelaçam em um círculo de vida de 15 minutos, conectado por um sistema tridimensional de mobilidade lenta. Como motor central, a Escola Experimental de Baoying incorpora o conceito de “educação espacial” no planejamento e na arquitetura. Rompendo os limites do campus tradicional, o projeto inclui ginásios conversíveis, parques esportivos comunitários e hubs de transporte integrados, transformando a escola não apenas em um complexo educacional, mas também em um polo de serviços públicos com raio de alcance de 3 km.

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Escola Experimental de Baoying / DuShe Architectural Design - Imagem 12 de 30
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Conclusão: O projeto arquitetônico e espacial da Escola Experimental de Baoying, em Yangzhou, constrói um ecossistema educacional acolhedor, memorável e flexível por meio de dois eixos centrais: o “motor de aprendizagem baseada em cenários” e o “gene do compartilhamento comunitário”. Sua essência está em usar o espaço como meio para transformar metas educacionais — como preservação cultural, saúde mental e adaptação social — em ambientes físicos perceptíveis, concretizando o profundo valor do conceito “o espaço como educação”.

Escola Experimental de Baoying / DuShe Architectural Design - Fotografia de Exterior
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Escola Experimental de Baoying / DuShe Architectural Design - Imagem 16 de 30
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Sobre este escritório
Cita: "Escola Experimental de Baoying / DuShe Architectural Design" [Baoying New Town Experimental School / DuShe Architectural Design] 16 Ago 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1032804/escola-experimental-de-baoying-dushe-architectural-design> ISSN 0719-8906

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